quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Cuidados com os cabelos




"Quem nunca escutou a expressão "o cabelo é a moldura do rosto" ? A verdade é que os cabelos têm um papel fundamental na composição da nossa aparência. E ter cabelos bonitos e saudáveis não ocorre ao acaso, é preciso ter cuidados diários para tratar e, principalmente, prevenir os danos aos cabelos."
Para ter cabelos saudáveis e bonitos são necessários cuidados tão importantes como os cuidados com a sua pele. A melhor maneira de prevenir e reparar as agressões aos cabelos é entender como ocorrem os danos.
Os danos aos cabelos resultam de traumas mecânicos e químicos que alteram as estruturas físicas do cabelo. O cabelo tem três camadas básicas, a cutícula, o córtex e a medula. A cutícula é camada mais externa da escala de proteção. É a principal estrutura do cabelo e é responsável pela força, brilho, textura, maciez e maleabilidade dos fios. Existe também uma camada de sebo, uma substância oleosa secretada pelos folículos capilares, que recobre a cutícula e adiciona brilho e maleabilidade ao cabelo. O córtex fornece força ao eixo do cabelo, e determina a cor e a textura. A medula é a camada mais interna do cabelo onde são determinados o corpo e a força do cabelo.
A cutícula pode ser lesada por meios químicos ou mecânicos, como descoloração ou secadores de cabelos. Os fatores ambientais, como exposição à luz solar, poluição, vento, água do mar ou de piscina também podem causar danos. Quando a cutícula é agredida por esses fatores, a proteção é diminuída e as outras camadas do cabelo são expostas. Em alguns casos, até mesmo a camada mais interna, a medula, é exposta e pode sofrer danos.
Há quatro fatores que são muito importantes para um cabelo saudável: brilho, eletricidade estática, força e exposição solar.
Brilho
Cabelo brilhante sempre foi comparado com cabelo saudável, mesmo que a saúde de um folículo capilar não possa ser determinada devido a sua localização dentro do couro cabeludo. Esse brilho é devido à luz refletida por uma superfície lisa. Se as cutículas estão abertas, em conseqüência das agressões citadas acima, os fios não retêm água nem proteínas e a superfície do fio de cabelo fica porosa, não refletindo a luz.
Condicionadores contento agentes que formam uma película sobre o fio podem aumentar o brilho dos cabelos e ajudar as camadas de cutículas a cobrirem o eixo dos cabelos dando uma aparência mais lisa ao cabelo.
Eletricidade estática
Pentear ou escovar o cabelo faz com que os fios se tornem carregados negativamente, criando eletricidade estática e deixando os fios arrepiados. Cabelos finos são mais suscetíveis à eletricidade estática que os cabelos mais grossos devido à maior área de superfície da cutícula. Os condicionadores que contêm amônia quaternária podem reduzir a eletricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando a eletricidade estática.
Força
Condicionadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou keratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular, ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os.
Estas proteínas também podem ser usadas para as "pontas duplas". As "pontas duplas" ocorrem depois que a cutícula protetora foi desnudada das fibras do cabelo em conseqüência de substância química ou trauma físico, mas também pode ser um resultado de escovação vigorosa. Enquanto não há nenhum meio de reverter as "pontas duplas", aparar as pontas a cada 2 ou 3 meses e tratamentos de condicionamento profundo ajudam a manter os fios flexíveis e com boa aparência.
Exposição solar
A exposição aos raios UV pode induzir a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos. Quando ocorre essa oxidação, os cabelos de tornam quebradiços, ressecados e ásperos.
Os cabelos descoloridos ou com luzes podem também apresentar pequenas mudanças de cor quando expostos aos raios UV. O cabelo loiro pode desenvolver um "fotodescoloramento", deixando-os amarelados. Até mesmo os cabelos castanhos podem mudar de cor, tendem a desenvolver uma coloração avermelhada devido à oxidação dos pigmentos de melanina.
Para proteger seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, procure usar condicionadores "leave-in" que contenham óxido nítrico. Outra proteção são os bonés e chapéus feitos de materiais sólidos.
  • Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido....
  • Não use xampu demais nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.
  • Enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores e use um xampu anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.
  • Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.
  • Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.
  • Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.
  • Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressecado e, conseqüentemente, mais frágil, retirando o brilho natural. Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotinhas de silicone que ajuda também a selar as pontas duplas.
  • Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.
  • A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.




Há muitos cabelos que são naturalmente bonitos, mas, até esses precisam de cuidados básicos para se manterem assim ou para ficarem bonitos. Além disso, os cabelos são um reflexo de sua saúde e personalidade. Você sabe quais os cuidados que todo cabelo precisa? Siga as dicas para ter cabelos sedosos, brilhantes e fortes.
1. Corte seus cabelos uma vez a cada três meses, no mínimo. Cortar o cabelo periodicamente contribui para retirar as pontas queimadas e duplas, dá corte ao cabelo e, conseqüentemente, dá uma aparência de cabelo bem tratado.
2. Tenha uma alimentação balanceada.Isso mesmo! Quando está faltando algum nutriente em sua alimentação, quase sempre, reflete diretamente nos cabelos. Por isso, tenha uma alimentação rica em legumes, verduras e cereais. Do contrário você pode ter queda de cabelo, problemas com o crescimento e enfraquecimento, proveniente de uma má alimentação.
3. Procure usar produtos com FPS (Fator de Proteção Solar), durante o verão.  Especialmente após contato com a água (piscina, mar e afins). Uso de boné e chapéu também ajuda a proteger da radiação solar, caso esteja em uma região de sol muito intenso.
4. De preferência ao uso de pentes de madeira, com dentes largos. O pente de madeira permite a neutralização estática, além dos cabelos ficarem mais fracos quando estão molhados.
5. Faça hidratação periódica no seu cabelo. Todo cabelo precisa de uma hidratação periódica que varia de cabelo para cabelo, mesmo aquele cabelo que não possui nenhum tipo de química (tintura/alisamento/luzes). E se possui alguma química, a hidratação deve ser feita em um período mais freqüente.
6. Evite o uso excessivo de secador e da chapinha. Isso pode contribuir para o ressecamento dos fios e o aparecimento de pontas duplas, dando uma aparência opaca e sem vida nos cabelos. Em casos extremos, os “arrebentados” dos fios ficam evidentes. Tente adotar um estilo de corte que lhe permita usá-lo de forma mais natural.
7. Escolha o xampu que se adapte melhor ao seu cabelo.  Nem sempre xampu caro é sinônimo de xampu Use aquele que se adequou ao seu cabelo, independente de ser um produto mais barato e não tenha preconceito. Há excelentes produtos no mercado de diversos preços, inclusive de baixos preços.
8- Sempre mude seu xampu. Troque seu xampu periodicamente, pois, muitas vezes, o cabelo pode se acostumar com um determinado princípio ativo do produto, fazendo com que ele fique com uma aparência opaca e “sem vida”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados previamente!
Por favor, não use qualquer tipo de desrespeito,palavras
ofensivas,descriminatórias,etc...
Espero que tenha gostado da postagem!
Mostre que passou aqui e deixe um comentário!
Agradeço a todos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...